Área do Cliente

Área do Cliente

Área do administrador

Notícias

“A reforma tributária vai muito além do IBS e CBS”, debate painelistas no Tax Is Cool

“A reforma tributária vai muito além do IBS e CBS”. Essas e outras temáticas foram debatidas por grandes nomes do mercado durante o evento Tax is Cool

“A reforma tributária vai muito além do IBS e CBS”. Essas e outras temáticas foram debatidas por grandes nomes do mercado durante o evento Tax is Cool que ocorreu em São Paulo, no último dia 11 de abril. Os especialistas pontuaram as tendências e destacaram os principais pontos para as empresas crescerem em meio a transição da Reforma Tributária.

“O Fórum Mundial já nos oferece um caminho para redesenhar e revisar os modelos operacionais. As 50 maiores empresas do mundo estão focadas em investir em pessoas, e não apenas em dinheiro. Tempo e treinamento são fundamentais”, destaca Marcelo Brasil, fundador da PTAX | People and Tax Boutique e idealizador do evento.

Profissionais de Tax: os desafios da próxima década

A área de Tax deverá enfrentar um ambiente de transformação acelerada, marcado pela necessidade de lidar com o novo e o incerto, muitas vezes sem respostas imediatas para os desafios impostos pela reforma tributária.

Essa nova realidade exigirá dos profissionais de Tax um papel ainda mais estratégico dentro das organizações, fortalecendo sua influência na tomada de decisão, garantindo adaptação, colaboração e inovação contínua.

Além disso, o cenário global demanda uma reconstrução das relações empresariais, em que a tributação se torne um eixo central na governança corporativa, contribuindo para a eficiência fiscal e o crescimento sustentável dos negócios.

Diante desse cenário desafiador, a globalização dos negócios e das relações exige mais conexões estratégicas e alianças para evitar impactos drásticos sobre empresas e cidadãos. “Os líderes precisam intensificar o diálogo, criar pontes e consolidar alianças para que a transição tributária não seja devastadora. Além disso, revisar modelos operacionais e estratégias empresariais a cada seis meses é essencial, pois estamos em um mundo acelerado e dinâmico”, destaca Marcelo Brasil.

A mudança tributária é, acima de tudo, uma reforma da governança corporativa, exigindo dos profissionais de Tax uma capacidade maior de influenciar líderes, desenhar estratégias robustas e transformar riscos em oportunidades.

Tributação como ferramenta de transformação social

Segundo Giuliano Giogia, diretor regulatório na Sovos Brasil, a reforma tributária precisa reposicionar o papel dos tributos na sociedade, transformando-os em mecanismos de crescimento e equidade.

“O grande desafio será garantir que os tributos sejam ferramentas de valor social, reduzindo burocracias e devolvendo protagonismo às empresas. O compliance tributário precisa evoluir para se tornar um elo entre equidade e crescimento sustentável. A reforma exigirá um casamento perfeito entre o setor fiscal e financeiro, fundamentado na ética corporativa e na inteligência artificial”, destaca Giuliano Giogia.

O impacto da tecnologia na tributação do futuro

A adoção de novas tecnologias será fundamental para a modernização dos processos tributários e a eficiência na implementação da reforma. Para Lucas Ribeiro, CEO da ROIT, as empresas precisam se preparar desde já para garantir precisão estratégica e previsibilidade financeira.

“Muitos acreditam que a reforma ainda está distante, mas sua implementação já começou. A definição de alíquotas e a revisão contínua dos processos serão cruciais para criar um plano de ação eficaz, evitando riscos e distorções fiscais”, afirma Lucas Ribeiro – Foto via Portal da Reforma Tributária

O protagonismo dos profissionais de Tax na nova economia

Com as mudanças nas regras tributárias, os profissionais de Tax assumirão um papel de protagonismo estratégico nas empresas, tornando-se essenciais para a adaptação aos novos modelos regulatórios.

Entre os principais desafios para a implementação da reforma tributária, destacam-se:

  • Integração entre Tax e Tecnologia, garantindo adaptação às novas soluções fiscais e digitalização dos processos;
  • Formação de profissionais mais generalistas, que enxerguem a reforma tributária como um diferencial competitivo na carreira;
  • Impactos da tributação na saúde mental dos especialistas, exigindo estratégias de bem-estar por parte das empresas;
  • Desenvolvimento da comunicação corporativa, para tratar a reforma tributária como um programa estratégico, facilitando sua implementação no ambiente empresarial.